7 de fevereiro de 2015

NOSSO PATRIOTISMO




Perto da minha casa tem uma oficina mecânica, cujo proprietário Sr. Werner, tem o hábito de todo o dia hastear a bandeira nacional.
Antes eu imaginava que aquela bandeira na frente da sua oficina ficava ali direto, dia e noite, porém constatei que ele recolhe todos os dias ao por do sol e a recoloca no alvorecer do dia seguinte.
Ao indagá-lo, me respondeu que se tratava de uma questão de respeito, patriotismo e agradecimento, uma vez que ele é descendente de alemães.

Para aqueles que já viajaram para o exterior, já devem ter percebido como este símbolo cívico é venerado e difundido.

No nosso país, não é diferente ... 



Quando se aproxima uma Copa Mundial de Futebol, nos vestimos com as cores verde e amarela, hasteamos a bandeira nacional em frente nossas casas, nas sacadas, nas antenas dos nossos carros, pintamos as ruas e assim por diante.

Que maravilha! A pátria de chuteiras!




Terminada a copa, as bandeiras somem, ou literalmente são jogadas no lixo.
Este é nosso conceito pífio de patriotismo.


Será que é por isto que não conseguimos "endireitar" o nosso país???

Provavelmente no dia de encerramento do Big Brother Brasil, ou na noite do último capítulo de uma novela da Globo, ou no final dos campeonatos regionais de futebol, ou ainda durante nossas comemorações de carnaval (que eu adoro...), tenhamos novamente a oportunidade de ver nossa gloriosa bandeira nacional circulando por aí.







Nenhum comentário:

Postar um comentário